Terapias com Teka Mello


Mais um interessante texto de Martha Medeiros
novembro 26, 2009, 12:47 pm
Filed under: Mensagens Positivas
O direito à fantasia


Estive conversando com uma psicóloga que me disse que a maioria de suas pacientes sente uma culpa enorme em fantasiar a não ser que seja com o George Clooney ou algum outro objeto de desejo localizado a milhas de distância e, portanto, inalcançável.

Já se tiverem uma alucinaçãozinha com o vizinho do andar de cima, correm pra igreja e não saem de lá sem uma sacola de penitências.
Olho para o outro lado, onde está sentado um psiquiatra, e pergunto: isso é verdade ?

Ele confirma.

Diz que a nossa cultura reprime até o pensamento.

A imaginação é uma forma de pecado também.
Não foram poucas as vezes em que me senti uma ET, mas ainda reluto em me mudar para Varginha e esperar que um disco voador me resgate.

Em vez disso, teimo e fico aqui mesmo, tentando entender o planeta em que vivo.
A cada dia me convenço que a infelicidade, a amargura, o tédio e as queixas diárias da maioria das pessoas são tesouros que elas preservam com o maior zelo.

Sofrer lhes justifica a existência.

Sentem-se mais vivas com sua penúria emocional do que usufruindo dessa tal de leveza que alguns alardeiam.

Que leveza, o quê.

Mulher séria é mulher contraída e obediente às leis que ela não inventou, mas respeita e teme.

Ela não é louca de arriscar perder o controle sobre si própria.
Reprimir nossas fantasias é uma amputação.

A gente é o que a gente vive e também o que a gente delira, sonha, projeta, inventa, reconstrói, ousa, verbos raramente praticados no nosso santificado dia-a-dia.

Fantasiar não resume-se a imaginar uma cena de sexo no elevador.

É imaginar-se apartado do cotidiano conhecido, vivendo emoções mais arrebatadas, sendo uma pessoa totalmente diferente do que se é.

Por que só é tolerado no carnaval?
Lantejoula, paetê, purpurina, maquiagem, pouca roupa, cores fortes: a gente tem tudo isso em estoque, nem precisa de produção.

Basta fechar os olhos e enxergar para dentro.

Há milhares de possibilidades de sensações a serem desfrutadas sem prejuízo algum para os outros ou para nós mesmos.

É o mínimo que a gente merece depois de tantos anos de, digamos, trabalhos forçados.
Passamos a vida inteira cumprindo o que esperam de nós, respeitando os sinais de trânsito, pagando os impostos em dia, decorando senhas, sendo gentis, solidários, pacientes, chegando pontualmente ao serviço, sendo ótimos pais, ótimos filhos, fazendo a casa funcionar, economizando centavos, cuidando da higiene, ouvindo desaforos e grosserias de quem não nos compreende, e sem esboçar reação alguma, tudo para contribuir com a paz no mundo.

Levantamos todo santo dia com disposição: da cama pro banho, do banho pro trabalho, dia após dia sem exaurir-se, porque faz parte da vida seguir as regras e ser um sujeito decente, e não há nada de errado com isso, mas não há só isso.
E o nosso lado marylin monroe, pitbull, al capone, serial killer, james dean, sharon stone, viking, cinderela, michael moore?

Tudo o que nos fascina, horroriza e diverte: por que não experimentar sem sair do lugar?
Fantasiar é inofensivo, saudável e de graça.

Ajuda a perder peso, e não a perder o controle.

Muito pelo contrário: quem tem medo do próprio pensamento é que já está comprometido.

Martha Medeiros.

 

Eu sou admiradora dessa mulher, sempre escreve coisas muito legais….

um abraço a todos….

Tenho andado distante, mas é devido estudos uma vez que estou fazendo mais outras formações que me ocupam o tempo, tenho estudado mais profundamente a Medicina Tradicional Chinesa em um curso feito totalmente nos moldes da Federação Chinesa e o de Ayurvédica que ja citei por aqui… Estou amando ambos , já estão somando e muito as minhas outras formações.

O trabalho também tem me tomado tempo e tive uma perda recente na família, mas não abandono o projeto do blog, já que me permite passar mensagens positivas, dicas sobre bem viver, sobre as técnicas terapêuticas, assim estarei um pouco mais ausente, mas presente na medida do possível, qualquer dúvida, interesse em atendimentos ou cursos, entrem em contato no  terapeutateca@gmail.com

Luz e paz sempre…. magic kisses…namaste

TECA



Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário